O combate ao veículo clandestino é uma luta constante da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). A retirada de circulação dos veículos irregulares é uma das medidas para equilibrar o sistema de transporte público. A Operação Legalidade vem sendo realizada semanalmente pelos agentes de trânsito em diversos bairros da cidade.

O principal objetivo da fiscalização é garantir a segurança dos passageiros, proteger as linhas de transporte coletivo e melhorar o transporte público municipal. Desde a municipalização da fiscalização de trânsito, em novembro de 2009, até novembro deste ano, a Semob já efetuou 795 multas por transporte irregular de passageiros. A retirada dos clandestinos de circulação contribui positivamente para o equilíbrio do sistema de transporte público.

 

“Infelizmente ainda há condutores trabalhando na clandestinidade. Nossa maior preocupação é com a segurança dos passageiros e com o equilíbrio do sistema do transporte público. Trabalhamos para coibir o serviço de transporte irregular de passageiros, mas é complicado dar fim a essa prática. Sempre tem gente entrando e saindo da clandestinidade, mas já percebemos uma redução”, comenta Marcondes Silva, gerente de fiscalização da Semob.

Apesar das diversas campanhas educativas e operações de fiscalização, a Secretaria de Mobilidade Urbana estima que ainda 900 mototaxistas trabalhem como clandestinos, um número muito alto para o tamanho da cidade. Além das motos, os agentes tem que fiscalizar 300 veículos intermunicipais e 400 veículos de Mossoró com placa cinza que fazem o serviço ilegal de transportar passageiros.

“A gente conta com o apoio da população para não utilizar o veículo clandestino e denunciar os condutores que fazem essa prática ilegal. Para solicitar a presença dos agentes, basta ligar para o 156. Aos poucos, o número de clandestinos vem diminuindo e vamos continuar trabalhando para ampliar essa redução”, complementa Marcondes Silva.

Fonte: Assessoria