O agente da Polícia Federal Newton Ishii, figura proeminente e sempre presente nas prisões e ações de busca e apreensão da Operação Lava Jato, é a grande aposta de uma fábrica do Rio de Janeiro para alavancar as vendas das tradicionais máscaras de carnaval, que normalmente utilizam figuras ilustres da política brasileira.

O ‘japonês da federal’ também virou inspiração nas redes sociais para inúmeros “memes” e se tornou uma espécie de símbolo da Operação,além de representar a imagem do temor de inúmeros políticos envolvidos nas falcatruas que estão sendo desvendadas e chocando o Brasil.

Além da máscara, Newton Ishii já virou marchinha de carnaval: ‘Ai meu Deus, me dei mal, bateu na minha porta o japonês da federal’, diz o refrão. A composição é do advogado Tiago Vasconcelos de Souza, que se diz apartidário e sem qualquer vinculação política.

Sem dúvida, apesar de toda a pilantragem dos políticos, a veia humorística do brasileiro sempre encontra um motivo para fazer graça e piada. (Jornal da Cidade Online)