Provinha Brasil será aplicada nos dias 26 e 27 deste mês.

Supervisores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram, na manhã desta quarta-feira, 13, de formação referente à aplicação da Provinha Brasil. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo, bairro Aeroporto.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica das habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática. Conforme o Ministério da Educação, a prova é aplicada no início e no fim do ano letivo para permitir o diagnóstico e a aferição da evolução da aprendizagem dos estudantes.

Em Mossoró, as primeiras avaliações serão aplicadas já neste mês de abril, em 59 escolas da rede municipal de ensino. No próximo dia 26, será realizada a provinha de Língua Portuguesa e, no dia 27, será aplicada a avaliação de Matemática. Nessa primeira etapa, serão avaliados 1.730 alunos em 89 turmas de 2º ano do Clico da Infância.

A coordenadora dos Anos Iniciais na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SEMECE), Darlly Noronha, explicou que a Provinha Brasil está alinhada à meta do programa federal ‘Todos pela Educação’. O programa trabalha para que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos.

“O objetivo da Provinha Brasil é avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental. A avaliação também pretende oferecer à rede municipal de ensino subsídios sobre a qualidade da alfabetização”, declarou.

A titular da Semece, Glaudionora Silveira, também participou da formação e enfatizou a importância da Provinha Brasil. “A provinha é uma avaliação nacional do aprendizado e nos permite aprimorar o ensino na rede municipal de ensino”, disse.

Alzinete Pereira, supervisora da Escola Municipal Marineide Pereira da Cunha, no bairro Santa Delmira, trabalha com a avaliação há 9 anos. Para ela, a formação promovida pela secretaria é importante porque prepara os profissionais da educação para a aplicação da Provinha Brasil. “A prova nos dá um parecer sobre o aprendizado das crianças e permite aperfeiçoar o trabalho nas escolas”, frisou.