Via  Congresso Em Foco

O PSDB e o PP, dois partidos de oposição à presidente Dilma Rouseff, vão dividir a presidência e a relatoria da comissão que analisará o pedido de impeachment na segunda fase do processo autorizado neste domingo pela Câmara. Os tucanos devem ficar com a presidência.

O nome mais cotado é o do senador Antônio Anastasia (MG). Para a relatoria, que ficará a cargo do PP, estão sendo avaliados os nomes de Gladson Cameli (AC), investigado em um dos inquéritos da Operação lava Jato, e Ana Amélia Lemos (RS).

O acordo foi fechado enquanto a votação da admissibilidade do pedido de impeachment estava sendo votado pelos deputados. Os líderes dos maiores partidos de oposição na Câmara também participaram da negociação. O PMDB, que tem a maior bancada de senadores, terá o maior número de componentes do colegiado que vai julgar Dilma Rousseff a partir da próxima terça-feira.

O presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), se dispôs a ler nesta segunda-feira a ata da decisão tomada neste domingo pelos deputados. A leitura abre formalmente o julgamento da presidente.