Ufersa Angicos discute as inovações da Engenharia Civil em seminário.

O Campus Angicos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido promoveu nesta terça, 10, mais uma edição do Seminário Inovação na Engenharia Civil. Direcionado a estudantes e profissionais do setor, o evento reuniu mais de 300 pessoas no auditório do campus. Nesta edição, o seminário discutiu temas como a Tecnologia Construtiva em Estruturas, Materiais não Convencionais e Cimento. A coordenação da iniciativa foi do professor Aerson Barreto que destacou a importância do evento na formação dos alunos do Bacharelado de Ciência e Tecnologia e da Engenharia Civil de todos os campi da Ufersa.

Para o Seminário, foram convidados professores e outros profissionais da Engenharia Civil com atuação no Rio Grande do Norte e na Paraíba. Entre os palestrantes da manhã estavam o representante da Impacto Protensão do Ceará, Valter Bastos, e o representante comercial do Cimento Apodi, Flávio Carvalho, que abordou a inovação na produção de cimento no Brasil. Segundo ele, as empresas estão se adaptando a produzir cimentos específicos para cada tipo de obra. Há cimentos destinados para construção de residências, construção de barragens, por exemplo. Cada obra requer um cimento específico. O CREA-RN também participou do evento com a presença do Engenheiro Eletricista, Carlos Roberto Noronha e Souza, que abordou as atribuições profissionais e responsabilidades do engenheiro civil.

Já a tarde, as palestras foram sobre o uso de materiais não convencionais em obras. O professor Normando Perazzo da Universidade Federal da Paraíba destacou as novidades com os materiais não convencionais nas construções de hoje. Segundo o professor, o planeta tem recursos finitos e o homem precisa encontrar caminhos para usar materiais sustentáveis que tenham as mesmas características de força e resistência do ferro ou aço, por exemplo. Perazzo destacou o Bambu como alternativa para substituir o aço. O tronco do vegetal já começa a ser usado em algumas construções do sul do país com resultados expressivos. Para a organização, a procura dos participantes e os resultados do Seminário de hoje já mostram o sucesso da iniciativa que está na sexta edição. O próximo Seminário Inovação foi confirmado e deve acontecer no segundo semestre de 2016.

Fonte: Assessoria