Professora e alunos da UnP participam de mutirão da Operação Sorriso em Mossoró.

 

Entre os dias 4 e 7 de agosto, o município de Mossoró recebe pela primeira vez o mutirão de cirurgias da Operação Sorriso, uma organização médica voluntária que reúne profissionais de 60 países com o objetivo de ajudar pessoas portadoras de deformidades faciais. Em Mossoró, o objetivo é realizar 40 cirurgias gratuitas reparadoras de lábio leporino e fenda palatina. Para isso, a organização conta com a parceria de várias empresas, associações e a prefeitura do município atendido.

Para colaborar com a realização do mutirão, a Professora da Universidade Potiguar, Liliane de Azevedo Marinho, foi convidada pela Operação Sorriso para atuar na etapa de triagem dos pacientes a serem selecionados para os procedimentos cirúrgicos, liderada pela fonoaudióloga Midori Hanayama. Da UnP, ainda participam como voluntários oito alunos do curso de Fonoaudiologia, que durante realização do mutirão, têm a oportunidade de pesquisar sobre o tema de fissura para a elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

Antecedendo essa ação, Liliane participou do antigo programa de acompanhamento aos fissurados, desenvolvido no Hospital de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizando exames de videonasolaringoscopia junto a equipe de Otorrino. Ela define como gratificante ter a oportunidade de participar pela primeira vez da Operação Sorriso, e a primeira ação em Mossoró. “O prazer ao ver o sorriso da criança e dos pais ao serem orientados é indescritível”, disse Liliane, que informou que alguns dos pacientes também poderão ter atendimento e reabilitação na Clínica Integrada da Saúde da UnP, localizada no Campus Mossoró.

No dia 4 aconteceu a seleção de pacientes no Centro Clínico Prof. Vingt Un Rosado, no bairro Bom Jardim, e cerca de 100 pacientes foram inscritos. Já as cirurgias serão realizadas de 5 a 7 de agosto, no Hospital Wilson Rosado. A Operação tem a meta de voltar a Mossoró, realizar palestras e capacitações para os Fonoaudiólogos do RN