O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), participou na manhã desta segunda-feira (29) da abertura da 29ª edição do Motores do Desenvolvimento. Promovido desde 2008 pelo jornal Tribuna do Norte, o projeto teve pela primeira vez o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) como protagonista da discussão acerca do futuro da economia dos municípios, abordando o tema “Cidades criativas como caminho para o desenvolvimento sustentável”.

“É preciso destacar a importância desse evento por trabalhar a união dos poderes pelos municípios de todo o Rio Grande do Norte. Esse é um bom momento para discutir novas políticas de desenvolvimento é o tempo oportuno pois estamos no momento de definição de novos gestores. E cada entidade tem obrigação de contribuir com a busca de novas ações de gestão”, destacou Ezequiel Ferreira. O deputado enalteceu a proposta do Motores do Desenvolvimento de pensar em cidades criativas como caminho para o desenvolvimento sustentável, pois caminha ao lado do trabalho que vem sendo executado para a construção de uma Nova Assembleia. “Mais transparente, mais moderna e mais próxima da população”, finalizou Ezequiel Ferreira. Os deputados Fernando Mineiro (PT), Márcia Maia (PSDB) e Hermano Morais (PMDB) também acompanharam a abertura do seminário, no auditório da sede do MPRN.

Em seu discurso de abertura o procurador geral de Justiça, Rinaldo Reis, explicou que o Ministério Público pode atuar na luta por melhorias para a sociedade. “O Ministério Público pode dialogar com os poderes e instituições para propor soluções, não só questionar”, disse.

O Motores do Desenvolvimento debate o tema Cidades Criativas e Desenvolvimento Sustentável durante todo o dia no auditório da sede da PGJ/RN. O projeto Motores do Desenvolvimento, idealizado pela RG Salamanca e liderado pela Tribuna do Norte, com apoio da Assembleia Legislativa, alcançou a marca de 29 seminários realizados.

PROGRAMAÇÃO
9h00 | Palestra 1
TEMA: Cidades Inteligentes e Sustentáveis: tendência mundial para soluções locais.
PALESTRANTE: Alain Grimard – Diretor Sênior para Assentamentos Humanos da ONU Habitat – Brasil.
9h40 | Palestra 2
TEMA: Cidades Criativas: Desafios e Oportunidades.
PALESTRANTE: Ana Carla Fonseca Reis – Sócia-Diretora da Garimpo de Soluções – Economia, Cultura & Desenvolvimento, Economista, Mestre em Administração e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo.
10h40 | Mesa Redonda
TEMA: Cidades Criativas: Desafios e Oportunidades.
COMPONENTES: Gilka da Mata – Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente em Natal, Especialista em Gestão Ambiental e Mestra em Estudos Urbanos e Regionais pelo Departamento de Políticas Públicas da UFRN; Daniel Nicolau Pinheiros – Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal – SEMURB e Mestrando em Planejamento Urbano pelo Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRN.
MODERADOR: Rinaldo Reis – Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Ministério Público do Rio Grande do Norte.
11h20 | Participação da plateia com perguntas dirigidas aos expositores