Universidades públicas pensam Mossoró.

Numa iniciativa do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Norte, as universidades públicas de Mossoró – Ufersa, UERN e IF-RN, promoveram nesta terça-feira, 13, encontro com os postulantes à Prefeitura da cidade. Durante quase três horas, os candidatos Francisco José, Gutemberg Dias, Josué Moreira, a candidata Rosalba Ciarline e, o candidato Sebastião Couto, ouviram sugestões caso venha ser eleger prefeito ou prefeita de Mossoró a partir de primeiro de janeiro de 2017. O encontro aconteceu dentro do Seminário Temático: Universidades Públicas Pensando Mossoró.

O ponto alto foi à entrega aos cinco candidatos um documento com sugestões para ações administrativas nos eixos: Saúde; Educação; Esporte, Cultura e Lazer; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Infraestrutura e Habitação; Orçamento e Gestão e, Inclusão e Cidade Inteligente. O documento é uma elaboração conjunta de mais de trinta professores mestres e doutores das três instituições de ensino.

 

Para o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, o momento é propicio para a discussão de temas importantes para Mossoró. “São oito eixos com a contribuição da educação superior, uma área que tem crescido no município e pode colaborar de forma mais decisiva para o desenvolvimento da cidade”, pontuou. “Uma colaboração singular para pensar a cidade de Mossoró para as novas gerações”, considerou o diretor do IF-RN, Campus Mossoró, professor Jaílson Barbosa, ao mostrar satisfação em contribuir com o evento.

O reitor da UERN, professor Pedro Fernandes, lembrou que as universidades têm compromisso com a cidade que vai muito mais além que a formação profissional. “Mossoró como polo universitário representa uma vida melhor para as jovens e ao apresentar propostas e conhecimentos para os candidatos dá a sua contribuição para um futuro melhor as novas gerações”, afirmou.

Antes de receberem o documento, os candidatos ouviram dos professores universitários uma explanação detalhada de cada um dos eixos. O documento é frutos de estudos e pesquisas realizadas nas respectivas instituições de ensino superior. São sugestões para a solução de problemas vivenciados pelo município com foco no planejamento e na sustentabilidade para uma melhor qualidade de vida presente e futura.

Fonte: Assessoria