• Vereadora mais bem votada para a Câmara de Natal em 2012, com 32.814 votos, Amanda Gurgel (PSTU) não repetiu o feito em 2016. Com 8.002, ele ficou de fora do Legislativo pelo quociente eleitoral.
  • A ex-deputada Larissa Rosado (PSB) comemorou a reeleição do prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT). Com a vitória, o vice do pedetista, deputado Álvaro Dias (PMDB), deixa vaga a cadeira a partir de janeiro para Larissa. Ela é a primeira suplente da coligação que elegeu o caicoense. Com isso Mossoró volta a ter representação na Assembleia.
  • Com apenas uma prefeitura de capital assegurada, o Partido dos Trabalhadores foi a legenda que mais perdeu prefeitos nas eleições municipais de 2016 (veja quadro geral abaixo). Há quatro anos, quando a então presidente Dilma Rousseff estava em seu segundo ano de mandato, o PT tinha 630 prefeitos Brasil afora, e agora vê esse número cair para 256 (queda de 59,40%). No quadro geral de titulares em prefeituras, os petistas agora figuram na décima colocação – em 2012, o PT figurava no pódio da representatividade municipal, em terceiro lugar, atrás apenas de PMDB (1.015 nomes) e PSDB (686).
  • Encerrada a apuração dos votos das eleições municipais no Rio Grande do Norte, o Partido Social Democrático (PSD) se consagrou como a primeira força política do Estado. Considerando o cenário estadual, foi o partido que elegeu o maior número de candidatos, totalizando 50 prefeitos eleitos. Para o governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, o eleitor potiguar foi às urnas neste domingo e mostrou que o PSD está no topo da sua preferência. “Elegemos o maior número de prefeitos do Rio Grande do Norte. Aos amigos do partido que não se elegeram a minha palavra de conforto e gratidão pelo bom combate de ideias e projetos. Aos eleitos, saibam que quanto maior o desafio é maior a nossa responsabilidade e capacidade de superação. Que o brilho da vitória inspire os prefeitos na luta diária para melhor a vida da população. Hoje somos o maior partido do Rio Grande do Norte”, diz Robinson.