Por proposição da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), a Assembleia Legislativa prestará homenagem aos paratletas do Rio Grande do Norte que participaram das Paralimpíadas 2016, realizada em setembro, no Rio de Janeiro. A sessão solene acontece nesta segunda-feira (17), às 9h30, no Plenário Clóvis Motta.

“O Rio Grande do Norte é um celeiro de atletas paralímpicos. Durante as Paralimpíadas do Rio eles conseguiram importantes resultados para o Brasil. A homenagem é um reconhecimento à superação e ao exemplo esportivo que todos representam para o Estado potiguar e para o país”, afirma Cristiane Dantas.

Durante a solenidade serão homenageados 14 paratletas, entre eles os nadadores medalhistas Joana Neves e Clodoaldo Silva, além da equipe de saúde coordenada pelo médio Roberto Vital e as instituições Sociedade Amigos do Deficiente Físico (Sadef/RN) e a Associação dos Deficientes Visuais do RN (Adevirn).

 

Paralimpíadas

Os representantes potiguares que integraram a Seleção Brasileira nas Paralimpíadas Rio 2016 conquistaram seis medalhas. A modalidade da natação foi que a mais subiu no pódio. Joana Neves conquistou três medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze, enquanto Clodoaldo Silva conquistou uma medalha de prata. No Goallball, Romário Diego Marques foi medalha de bronze. No atletismo, Thalita Simplício, que foi revelada nos Jogos Paradesportivos Escolares do RN, conquistou a medalha de prata no revezamento 4×100.

 

Homenageados

Abner Nascimento de Oliveira – Judô

Adriano Gomes de Lima – Natação

Ana Raquel M. Batista Lins – Triatlo

Arthur Cavalcante da Silva – Judô

Clodoaldo F. da Silva Correa – Natação

Cecilia kethlen Jerônimo de Araújo – Natação

Edenia Nogueira Garcia – Natação

Felipe Veloso da Silva – Atleta Guia

Halyson Oliveira Boto – Judô

Joana Maria J. da Silva N. Euzébio – Natação

Rildene Fonseca Firmino – Natação

Romário Diego Marques – GoallBall

Thalita Vitória S. da Silva – Atletismo

Terezinha Mulato dos Santos – Halterofilismo