Conexão Felipe Camarão realiza Encontro de Rabecas e Rabequeiros nesta quarta-feira

 

Em conexões de encontros, musicalidades, culturas e redes, o projeto Conexão Felipe Camarão, realiza na próxima quarta-feira (19), das 9h às 12h, o Encontro de Rabecas e Rabequeiros: “A Identidade da Rabeca na Contemporaneidade”. Patrocinado pela Cosern e Governo do Estado – Fundação José Augusto através da Lei Estadual Câmara Cascudo, o evento faz parte do Conexão Brasil 2016 Culturas e Redes – De Mário de Andrade a Felipe Camarão.

O encontro, que terá crianças e jovens da comunidade como público alvo, tem como finalidade resultar em mais uma ação voltada para a preservação da cultura potiguar, através de oficinas para apresentar as curiosidades sobre o instrumento e mostrar como se aprende a tocar rabeca. Entre as figuras ilustres convidadas pelo Conexão Felipe Camarão para o encontro estão Tiquinha Rodrigues e Caio Padilha, duas referências quando o assunto é Rabeca.

A Rabeca é um instrumento de origem árabe tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. Instrumento de arco, que soa por fricção, espécie precursora do violino, de feitura popular. Instrumento musical de cordas friccionadas é visto como uma espécie de versão mais rústica do violino. Apesar da evidente semelhança entre os dois, a rabeca pode ser considerada como um instrumento com identidade própria, uma vez que se distingue do violino em muitos aspectos, principalmente na construção e no modo de tocar. A rabeca não possui um padrão universal, como o violino, principalmente na construção, apresentando muitas variações no tamanho, formato, número de cordas, afinações utilizadas e materiais empregados em sua confecção.

 

SERVIÇO:

ENCONTRO DE RABECAS E RABEQUEIROS

DATA: 19/10/2016

HORA: 9H

LOCAL: SEDE DO CONEXÃO FELIPE CAMARÃO – AV. MARISTELA ALVES, 579 A – FELIPE CAMARÃO.