A Escola Municipal Dinarte Mariz está colecionando bons resultados em competições escolares. Na edição 2016 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNs), karatecas e enxadristas conquistaram 14 medalhas, sendo sete de ouro. Um feito que alegra e inspira toda a comunidade acadêmica.

“Toda vez que eles saem para competir trazem medalhas e na maioria das vezes de ouro, o que é uma alegria muito grande para eles, para nós da escola e também para a família desses meninos que acompanham e incentivam continuarem firmes no esporte. O esporte deu vida à nossa escola”, falou a diretora Odete Freire.

Na etapa estadual do JERNs encerrado no último domingo, 30, em Natal, os atletas do Dinarte Mariz conquistam sete medalhas. A competição é considerada a maior do gênero em todo o país, já que reúne atletas de escolas estaduais, municipais, federais e particulares de ensino.

Os irmãos Edy Jonhson, 11 e Arnon Alhante, 14, são duas revelações. Descobriram e começaram a treinar karatê há sete anos na escola através do programa Mais Educação. De lá pra cá os dois já somam 82 medalhas e 12 troféus em várias competições. E a tendência é que a coleção aumente ainda mais.

 

“É muito bom ganhar. Eu quero treinar e me tornar professor para poder ensinar o karatê para outras crianças”, disse Aron. Assim como o irmão, Edy pensa em profissionalizar-se como atleta. “Quero mais medalhas e chegar às olimpíadas representando o Brasil”, falou com um sorriso no rosto na pequena sala da diretoria, meio tímido e em meio a vários troféus e medalhas que a escola conquistou. Acompanhando os filhos, Editório Bernado está sempre pela escola e lá sente-se me casa. Chama todos pelo nome e entra sem nenhuma cerimônia nas salas.

“Essa escola é uma maravilha. Esses meninos são o meu orgulho. Vou em todas competições e acompanho o treino. Aron chegou a ser convidado para as Olimpíadas no Rio esse ano e não foi por falta de patrocínio. Para as competições é a diretora com os professores que ajeitam tudo porque não temos como bancar”, falou Editório com os braços cheios de medalha.

Assim como o karatê, o xadrez é outra potência na Escola Municipal Dinarte Mariz. Só no JERNs foram 8 medalhas, sendo 4 de ouro. Para entender o desempenho dos atletas, basta um curto passeio pelas dependências da escola. Em qualquer lugar (corredores, biblioteca, pátio) lá estão eles concentrados treinando a mente e competindo internamente. “Eles se divertem e a toda hora estão treinando porque pra eles é uma brincadeira. Eles gostam do desafio, de melhorar o tempo. A gente não precisa pedir para treinar. Eles passam o dia aqui, quando não estão em aula pedem o xadrez e passam horas e horas”, Odete Freire.

Carlos Henrique é o campeão da escola e ele se diverte com o título herdado dos colegas. “Eu acho legal ganhar e gosto de desafios. Estou a toda hora desafiando a turma aqui”, revelou abrindo um sorrisão. As atividades esportivas extra-curriculares, alinhados a um trabalho integrado da equipe escolar com a comunidade fez com que a Escola Municipal Dinarte Mariz conseguisse resultados não só em competições, mas também na avaliação educacional. O índice de aprovação na escola é de 98% e o IDEB saltou de 2,7 para 6,3 fazendo com que a escola figurasse a sexta posição entre as melhores escolas do RN.

 

 DESEMPENHO DA ESCOLA NO JERNS

 

KARATÊ- Etapa Regional

Arnon Alhante- 2 ouros

Edy Jonhoson- 1 ouro e 1 prata

KARATÊ- Etapa Estadual

Arnon Alhante- 1 ouro e 1 prata

Edy Jonhoson- 2 bronzes

XADREZ- Etapa Regional

Categoria Mirim- Luiz Eduardo- Ouro

Categoria Infantil- Carlos Henrique (Ouro) e Oswaldo Junior (prata)

Categoria Juvenil- Lucas Gabriel (ouro) e Linder Andreson (bronze)

XADREZ- Etapa Estadual

Categoria Mirim- Luiz Eduardo (ouro)

Categoria Infantil- Carlos Henrique (prata)

Equipe Juvenil- Lucas Gabriel, Felipe Pacheco, Micael Emerson, Linder Anderson, Guilherme Eduardo, Kleberson Victor (bronze)