A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Coordenação de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social – Caadis – inicia a partir desta terça, 25, a programação do IV Seminário de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social, o SEADIS, e do IV Fórum de Acessibilidade. O evento acontece há 3 anos e reúne estudantes da graduação e da pós-graduação de diferentes áreas das universidades da região, além de pesquisadores nas áreas da educação, ensino, letras, artes, música, tecnologias e sociedade.

Este ano, o IV SEADIS recebeu 665 inscrições e envios de 123 trabalhos que serão apresentados sob a forma de artigos completos ou resumos expandidos na quinta-feira. Foi o maior número de interessados em todos os anos. “Isto demonstra o interesse da Comunidade Acadêmica, da Sociedade Civil e das escolas públicas em discutirem os temas da Inclusão, da Acessibilidade e das Formas Contemporâneas de Aprendizagem. Para isto temos uma programação intensa que concentra Mesas Redondas sobre Libras, Paulo Freire, Literatura/Cinema e Música, Classe Hospitalares, Teatro Sensorial, Saúde Auditiva”, comentou a professora Luciana Mafra, coordenadora da Caadis.

Os minicursos irão abordar Direito e Legislação sobre Pessoa com deficiência, Tecnologia e Educação, Linguagem de Sinais, Programas de Formação Docente (PIBID), Gênero e vivências da sexualidade. Este ano, também dentro da programação do SEADIS, acontece de forma simultânea, o II Encontro de Negros e Negras da Ufersa, com o tema “Lugar de Negro é na Ciência”, protagonizado pelo coletivo ENEGRECER. A Mesa de Encerramento será composta pelos Coordenadores ou professores indicados pelos cursos de licenciatura da Universidade para analisarem as perspectivas da Formação Docente atual.

O objetivo geral do IV SEADIS é reunir professores da Rede de Educação Básica e do Ensino Superior em torno das ações de inclusão e de acessibilidade, atualizando o direito universal à educação e à aprendizagem. Os trabalhos apresentados no evento poderão ser publicados na Revista INCLUDERE a partir de agosto.

Os resultados do SEADIS ao longo destes últimos anos vão além dos trabalhos publicados, eles resultam em ações de parceria com Conselho da Pessoa com Deficiência de Mossoró; com a Associação de Deficientes Visuais; também com a Associação de Surdos, APAE, Movimentos de Educação Popular e do Campo. Todas as categorias historicamente excluídas do acesso e da permanência à educação formal.

Fonte: Assessoria