Leitura de segunda denúncia contra Temer termina após mais de 5 horas.

A leitura no plenário da Câmara dos Deputados da segunda denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra Michel Temer, pelos crimes de organização criminosa e obstrução de justiça, chegou ao fim nesta terça-feira (26), por volta das 17h40, após quase cinco horas e meia de duração.

A peça, que conta com 279 páginas, começou a ser lida pela segunda-secretária da Câmara, a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), por volta do meio-dia desta terça. A leitura em Plenário é uma das fases iniciais dos trâmites da nova denúncia contra o presidente da República.

A sessão desta terça (26) foi aberta com 51 deputados na Casa, pouco depois das 11h30, mas o plenário esperou a chegada do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para iniciar a leitura. A Casa teve duas tentativas frustradas de leitura da denúncia em plenário por falta de quórum nesta segunda-feira (25) e na última sexta-feira (22).

Após a leitura, o primeiro-secretário, Fernando Giacobo (PR-PR), notificará Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral da Presidência), ambos incluídos na investigação. Depois da notificação, a denúncia deve ser enviada para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Quando a peça chegar na comissão, Temer tem o prazo de até 10 sessões do plenário para apresentar sua defesa, se quiser. Independentemente do parecer da CCJ, o plenário da Câmara decide se autoriza ou não a abertura de processo no STF (Supremo Tribunal Federal) contra Temer por crime comum. O presidente do colegiado, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), deve anunciar ainda o rito da tramitação do processo e o relator.