Via G1

O presidente Michel Temer vai reunir ministros e deputados de partidos da base, na noite de hoje, no Palácio da Alvorada. O encontro faz parte das articulações do governo para aprovar na Câmara o parecer que recomenda a rejeição da denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República contra Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

A assessoria da Presidência informou que a reunião está prevista para 19h. Temer quer repassar os mapas de votos das bancadas, levantados ao longo do fim de semana, e os pedidos de deputados ainda não atendidos pelo governo, como liberação de cargos e emendas parlamentares. Até quarta, o presidente, ministros e líderes vão intensificar as conversas com parlamentares.

Temer, Padilha e Moreira foram acusados pelo crime de organização criminosa. Temer também foi denunciado por obstrução de Justiça. O rito de tramitação da denúncia exige que a Câmara autorize o Supremo Tribunal Federal a decidir a abertura ou não da ação penal. Para isso são necessários os votos de pelo menos 342 dos 513 deputados federais.

Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou parecer que recomenda rejeitar o prosseguimento da denúncia. A expectativa do governo é emplacar esse parecer no plenário.

A primeira denúncia contra Temer, por corrupção passiva, foi barrada pela Câmara com 263 votos. Responsável por mapear os votos dos deputados, o deputado Beto Mansur (PRB-SP) acredita ser possível repetir o placar. “Quem já votou na primeira denúncia está consciente que o país precisa virar a página. O total de votos vai variar pouco na comparação com a denúncia anterior”, projetou o parlamentar.

Outro aliado de Temer na Câmara, o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), defendeu a intensificação de reuniões até o dia da votação. “A partir de agora é uma reunião atrás da outra, não é permitido salto alto”, afirmou