Carlos Newton

Caramba, a ganância desse pessoal não tem limites! O presidente Bolsonaro disse num dia (quinta-feira) que a Petrobras poderia privatizar refinarias e no dia seguinte (sexta-feira) a direção da empresa já anunciava que venderá oito das 13 unidades de que dispõe aqui na filial Brazil. Esses entreguistas das riquezas da pátria deviam lembrar o grande magnata John D. Rockefeller. Lá na matriz USA, ele costumava dizer que “o melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada e o segundo melhor é uma mal administrada”.

Quando Rockefeller falava em empresa de petróleo, na verdade estava se referindo às refinarias, porque quem faz prospecção pode não encontrar jazidas e quem extrai petróleo pode ver a reserva se esgotar. Mas a refinaria não tem esses riscos empresariais, está sempre no lucro. É preciso raciocinar sobre isso, neste momento em que o país tem um ministro da Economia (Paulo Guedes) que sonha em privatizar todas as estatais e a Petrobras é presidida justamente por um defensor dessa tresloucada ideia (Roberto Castello Branco).

Sei que os artigos da Tribuna da Internet são distribuídos aos chefes militares pelos serviços de inteligência. Por isso, faço esse apelo ao núcleo duro do governo, em especial ao almirante Bento Albuquerque, para que evitem esse crise de lesa-pátria, porque Guedes não abre a discussão sobre a Petrobras e quer fazer seus negócios sempre sob sigilo.