O deputado federal Beto Rosado (Progressistas) esteve na tarde desta quarta-feira, 15, acompanhado da prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, em reunião com o ministro das Comunicações, Fábio Faria, onde tratou de assuntos relacionados à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) que beneficiarão não só a comunidade acadêmica, mas toda sociedade.

Beto reforçou ao ministro a importância da concretização da parceria entre UERN e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), para exploração de canal de FM Educativa, em Mossoró. A parceria buscada é semelhante à que a EBC já executa com outras universidades, onde a empresa obtém um canal junto ao Ministério das Comunicações e autoriza a exploração deste canal pela universidade.

O projeto busca viabilizar o funcionamento da FM Universitária, em Mossoró, pauta que vem sendo tratada pelo deputado, em diversas reuniões em que acompanhou o reitor Pedro Fernandes, em Brasília. A ECB já deu início ao processo, encaminhando ofício ao Ministério solicitando a abertura do canal, e aguarda resposta.

O ministro sinalizou positivamente e se prontificou a dar encaminhamento ao pleito do parlamentar. “A implantação da FM Educativa é uma pauta muito importante para toda a universidade e para a sociedade mossoroense, já que abre-se mais um canal de comunicação pública, com viés educativo e cultural. O reitor Pedro Fernandes tem atuado durante toda a sua gestão, buscando isso, e sempre tem contado com apoio do deputado Beto Rosado”, explica o professor do curso de Jornalismo e Assessor de Governança da Informação e Transparência da UERN, Esdras Marchezan.

Luta de Beto

A UERN está sempre na pauta do mandato do deputado. Em novembro/2019, ao lado do reitor da Instituição, Pedro Fernandes, esteve na sede da EBC, quando abriu diálogo no sentido de ajustar essa parceria, que além da troca de conteúdos para rádio e TV, também abriria possibilidade de estágios.

“Nós entendemos o significado dessa conquista para UERN e estamos ao lado de toda comunidade da luta pela efetivação dessa parceria. Nosso mandato ficará atento e acompanharemos todos os passos até que isso aconteça”, reforça o parlamentar.

Sobre a EBC

Com 13 anos de fundação, a EBC foi fundada no sentido de fortalecer o sistema público de comunicação. Hoje, é gestora dos veículos TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, Portal EBC, Rádio Nacional AM do Rio de Janeiro (1.130 KHz), Rádio Nacional AM de Brasília (980 KHz), Nacional FM de Brasília (96,1 MHz), Rádio MEC AM do Rio de Janeiro (800 KHz), Rádio MEC FM do Rio de Janeiro (99,3 MHz), Rádio Nacional da Amazônia OC (11.780 KHz e 6.180 KHz), Rádio Nacional AM do Alto Solimões (670 KHz) e Rádio Nacional FM do Alto Solimões (96.1 MHz).