A vacinação contra a Covid-19 em Mossoró segue nesta quinta-feira, 28, com a distribuição das doses dos imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana. Logo, já estão sendo entregues as vacinas do segundo lote que foram importadas da Índia.

O lote de 4.100 vacinas da empresa Astrazenica, desenvolvidas em parceria com a Universidade de Oxford e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reforça o Plano Municipal de Vacinação de Mossoró contra a Covid-19 que teve início prático usando outra vacina: a Coronavac do Instituto Butantan. Além da vacina de Oxford, o município recebeu ainda 352 doses na segunda remessa da Coronavac.

Apesar de importante, a chegada do segundo lote de vacinas à cidade, não representa neste momento a inclusão de novos grupos, pois, a ampliação do público a ser atendido pela imunização depende do recebimento de mais doses. “As vacinas que o nosso município recebeu ainda são insuficientes para a inclusão dos idosos a partir de 75 anos de idade, que compõem também o grupo prioritário, mas estamos conseguindo avançar na vacinação dos profissionais de saúde que prestam atendimento à população nesta pandemia e que, uma vez imunizados, vão poder trabalhar com mais segurança”, afirma Morgana Dantas, secretária municipal de saúde.

A secretária explicou que agora as doses começam a ser encaminhadas às Unidades Básicas de Saúde (UBS), tendo como público-alvo os profissionais que nelas trabalham, contemplando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, atendentes, pessoal das salas de vacina e farmácia básica, consultórios odontológicos, além dos agentes de saúde.

Nesta quinta-feira, 28, o coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Etevaldo Lima, confirmou o envio de doses para o Hospital do Rim, Centro de Hemodiálise de Mossoró, 4 CAPS e 5 UBS (Abolição 2, Abolição 3, Abolição 4, Santa Delmira e Redenção). Porém, várias unidades básicas já vinham recebendo as doses. “Na quarta-feira, nós estivemos nas UBSs do Alto do Sumaré, Alto de São Manoel, Nova Vida, Dom Jaime Câmara, Liberdade 1, Alameda dos Cajueiros, Pintos, Vingt Rosado e Alto da Pelonha, onde entregamos os imunizantes para a vacinação dos profissionais de saúde daquelas unidades”, afirmou.

Vale lembrar, que inicialmente, foram imunizados 80 idosos institucionalizados e os profissionais de saúde que estão na linha de frente de enfrentamento à doença em atuação nas 12 principais unidades de saúde destinadas às consultas e internações de pacientes, sendo elas: Hospital Regional Tarcísio Maia, Hospital Rafael Fernandes, Hospital de Campanha São Luiz, Liga do Câncer, Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e a Infância de Mossoró (APAMIM), Hospital Wilson Rosado, Hospital Hapvida, UPA do Alto de São Manoel, UPA do Belo Horizonte, UPA do Santo Antônio, SAMU, bem como, o setor da UTI pediátrica que funciona na Maternidade Almeida Castro.

Até o final desta semana, profissionais do Centro Clínico Vingt-un Rosado, mais conhecido como o PAM do Bom Jardim, também deverão ser contemplados, a exemplo do que pode acontecer com algumas equipes da zona rural de Mossoró.

Fonte: Assessoria / PMM