Caern faz melhorias no tratamento de água em três cidades do Alto Oeste

A Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade de Pau dos Ferros teve investimento em melhoria na qualidade da água ofertada à população da cidade. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) investiu cerca de R$ 200 mil reais neste trabalho. Estão sendo beneficiadas as cidades de Pau dos Ferros, incluindo as comunidades de Vila Perímetro e Sítio Barragem, além das cidades de Rafael Fernandes e São Francisco do Oeste.

Cerca de 13 mil imóveis serão beneficiados pela obra. Foi feita a troca de material filtrante dos oito filtros que compõem a ETA Pau dos Ferros. Localizada próxima da barragem da cidade, a Estação recebe a água do manancial e faz todo o processo de potabilidade da água. Material com pedras de diversos tamanhos e areia são colocados nos filtros para renovar o processo de filtração, importante para o tratamento da água bruta que passa pela ETA. A barragem de Pau dos Ferros, no dia 8 de fevereiro de 2021, estava com 20% de sua capacidade e a expectativa de bom inverno para a região favorecerá que o reservatório pegue ainda mais água.

A Caern vai concluir essa semana, o processo de investimentos no tratamento de água da ETA Médio Oeste. As cidades atendidas por esta ETA são Triunfo Potiguar, Campo Grande, Paraú, Janduís, Messias Targino e Patú A ETA Médio Oeste fica próximo à cidade de Triunfo Potiguar. Os serviços ficaram sob a responsabilidade da Unidade de Tecnologia em Tratamento de Águas e Efluentes da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente (GQM).

Na ETA Médio Oeste foram instalados dois novos filtros de tratamento, com quatro metros cada um, que reforçará o tratamento juntamente com outros quatro filtros já existentes. A melhoria na infraestrutura da ETA também garante melhoria da qualidade da água ofertada aos moradores das cidades atendidas pela adutora Médio Oeste.

Fonte: Assessoria