Em audiência na Câmara dos Deputados, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, afirmou, hoje, que o Brasil receberá as primeiras doses de vacina contra Covid-19 do consórcio na sexta-feira (19) ou no sábado (20).

Um segundo carregamento, com 1,9 milhão de doses adicionais do imunizante, está previsto para desembarcar no país até o fim deste mês. O recebimento das vacinas da Covax já era esperado para março, mas ainda não se sabia a data certa.

A Covax Facility é uma aliança global com mais de 150 países criada para impulsionar o desenvolvimento e a distribuição das vacinas contra a Covid-19. A iniciativa é liderada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O acordo do Brasil com o consórcio prevê 42 milhões de doses.

Em entrevista à imprensa ontem, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia dito que as primeiras três milhões de doses já estavam com “embarque garantido”. Segundo ele, também há expectativa de receber outras 33 milhões de doses por meio do convênio, mas sem prazo definido ainda. “Colocamos [no cronograma] até o final de ano porque ainda não está programado”, afirmou.

Blog do Magno