Por Houldine Nascimento, da equipe do Blog

O presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, falou há pouco sobre a pré-candidatura do senador Alessandro Vieira (SE) à Presidência da República. De acordo com ele, a sigla prioriza um nome que unifique os partidos de centro, mesmo que esteja em outra legenda.

“O problema é que nós não vamos lançar um candidato rompendo a perspectiva da unidade. Se ele (Alessandro Vieira) for um candidato que unifique, ótimo. É um grande candidato, mas não vamos manter uma candidatura se os outros partidos desse campo democrático se unificarem em torno de um nome que não seja o dele”, afirmou ao Blog.

Freire mantém contato com líderes de oito partidos numa tentativa de encontrar um candidato que tenha competividade, fazendo frente ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No último dia 18, o presidente do Cidadania participou de um almoço na sede do PSDB, em Brasília, para debater as eleições de 2022.

O próprio Alessandro Vieira, um dos destaques da CPI da Pandemia, esteve no encontro. Os presidentes de PSDB, DEM, MDB, Podemos e PV também participaram. Outros três partidos – Novo, PSL e Solidariedade – integram esse grande bloco que busca uma terceira via, com direito a um grupo no WhatsApp.