Por Carlos Newton

Um dos principais fatores que se destinam a afetar a próxima eleição presidencial é a escolha da futura equipe econômica. O atual ministro Paulo Guedes foi uma grande decepção, por defender um neoliberalismo mais do que ultrapassado, que de “neo” não tem mais nada e já foi abandonado por nove em cada dez economistas conservadores.

O fato concreto é que se formou consenso no pensamento econômico a respeito do fracasso do neoliberalismo na correção do maior desafio contemporâneo – a necessidade de reduzir as desigualdades sociais e elevar a renda média. Bastar ler os mais recentes artigos de economistas como Armínio Fraga, Pedro Malan, André Lara Resende, Rubens Ricúpero e muitos outros.

TERCEIRA VIA – Até agora, nenhum dos pré-candidatos à sucessão presidencial anunciou quem comandará sua equipe econômica. Nesse sentido, Bolsonaro e Lula estão em pior situação, porque o atual presidente já esgotou todas as reservas de seu posto de abastecimento e o ex-presidente petista não tem um nome de peso para apresentar ao respeitável público do Circo Brasil.

Nesse sentido, Moro pode surpreender a opinião pública. Por isso, é muito importante a notícia publicada por Bela Megale em O Globo, dando conta que o ex-juiz tem procurado pessoalmente empresários e economistas que gostaria de ter na equipe de sua pré-campanha rumo ao Planalto.

Diz a colunista que o perfil buscado por Moro é de técnicos que apresentem soluções para a crise econômica, desemprego e inflação alta que vive o Brasil. “A equipe de Moro já recebeu confirmações, mas os nomes têm sido guardados a sete chaves”, acrescenta Bela Megale.

LISTA DE PRESENÇAS – Pelo andar da carruagem, no dia 10 de novembro, o Podemos, partido que abrigará o ex-juiz, fará um sensacional evento em Brasília para filiação de Moro, que está diretamente envolvido na organização do ato. Precisamos conferir com muita atenção a lista de presenças, porque já pode estar incluído o futuro ministro que comandará a equipe econômica de um provável governo Moro.

Segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, três nomes estão hoje muito próximos ao ex-juiz – os ex-ministros Henrique Mandetta e Santos Cruz, e o empresário João Amoedo, criador do partido Novo. Com isso já se tem uma ideia de que Moro está se cercando de elementos do primeiro time.