A Secretaria Municipal de Educação (SME) já iniciou os preparativos para a realização da V Feira de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Mossoró (FECIRME), que vai acontecer no último quadrimestre do ano. A Comissão Coordenadora do evento foi instituída por meio de portaria publicada na edição da última quarta-feira (13), do Jornal Oficial de Mossoró (JOM). Agora, a equipe passa a se reunir para dar sequência à organização da feira.

“Antes da Fecirme existe um processo preparatório que acontece também nas escolas. As unidades de ensino irão mobilizar sua equipe profissional, para formar as comissões, em seguida eleger e escolher um articulador, um coordenador por escola, para que haja então a mobilização dos alunos”, explica o professor Alexandre Andrade, coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais da SME e membro da Comissão Coordenadora da feira.

Uma das principais novidades da V Fecirme é a inclusão das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na programação do evento. “Para essa iniciação científica, nós pretendemos começar com mostras científicas, em que os alunos vão poder experimentar, na prática, algumas vivências, e a partir eles formarão o seu caráter científico, aprendendo os princípios que norteiam as feiras de ciências”, explica a professora Valéria Montenegro, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais da SME.

Ainda segundo Valéria Montenegro, os temas referentes à iniciação científica já estão sendo trabalhados nas turmas dos Anos Iniciais no Programa de Recomposição das Aprendizagens (PRA). “Já incluímos o projeto de iniciação científica, para que os alunos possam ter essa experiência no cotidiano da sala de aula”, enfatizou a coordenadora.

O gerente executivo de Avaliação, Planejamento, Inovação e Tecnologia da SME, professor Hélio Oliveira, é o presidente da Comissão Coordenadora da Fecirme. Ele destaca a importância da inclusão das turmas dos Anos Iniciais no evento. “As expectativas são as melhores possíveis. Esse ano trazemos a inovação de estarmos ampliando a realização da feira para todos os anos do Ensino Fundamental, ou seja, os alunos do 1º ao 9º ano participarão da Feira de Ciências”, pontuou, acrescentando:

“A Fecirme é uma possibilidade do aluno se aproximar da metodologia científica, fazendo com que esse aluno possa conhecer um método de pesquisa adaptado ao seu nível de ensino, numa perspectiva que a gente possa estar formando futuros pesquisadores”, concluiu Hélio Oliveira.

Fonte: Assessoria