Roberto Nascimento

O ex-comunista Roberto Freire, presidente do Partido Cidadania, só agora está protestando, ao perceber a bola que Luciano Bivar passou por debaixo da perna do ex-juiz Sérgio Moro. É muita ingenuidade. Bivar tirou Moro do Podemos, fez promessas mil, acenando com a candidatura pelo União Brasil com toda a estrutura e o dinheiro para campanha. Mas esqueceu de combinar com os russos, representados por ACM Neto e a tropa do antigo DEM.

Resultado: Moro foi colocado para escanteio e, como prêmio de consolação, somente lhe deram a possibilidade de concorrer a deputado federal por São Paulo.

DINHEIRO DOS FUNDOS – A preocupação de Bivar é com as milionárias verbas do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral. A legenda original dele era o PSL, que alugou em 2018 para Jair Bolsonaro concorrer a presidente e estava composta de um saco de gatos. Piorou quando se tornou União Brasil, ao se fundir ao DEM, o antigo PFL fisiológico, e hoje duelam entre si.

Lembram da briga do ACM Neto contra Rodrigo Maia? Pois é, Maia migrou para o ninho dos tucanos. Agora, a rinha dos galos continua entre Bivar e ACM. Onde há dinheiro das verbas partidárias e eleitorais tem sempre confusão, não pode existir solidariedade.

Bivar passou a perna no ex-juiz Sérgio Moro, que caiu num conto do vigário. O que o presidente do União Brasil na verdade queria com Moro? Ora, apenas usar a popularidade do juiz da Lava-jato e eleger o maior número de deputados pela legenda em São Paulo. Quer Moro como puxador de votos.

MORO ATRAPALHA – Não interessa a Bivar nem a ACM Neto a candidatura de Moro à Presidência, porque não acrescenta nada aos objetivo dos dois caciques. Moro atrapalha os negócios da dupla, que morria de medo da volta da Lava Jato, caso Moro vencesse a eleição.

Os políticos podem fazer de tudo, menos dar tiro no pé. Afinal, nenhum deles gostaria de ver colegas atrás das grades, com medo de serem os próximos, por isso estão preferindo mais quatro anos com Bolsonaro ou Lula, dois antilavajistas.

Só não entendo por que Moro não percebeu o objetivo dessa gente corrupta e interesseira? Ou ele sabe de tudo e jogou xadrez com Bivar, ou é apenas um inocente útil, incapaz de analisar o quadro à sua volta. Fico com a segunda hipótese. Moro não está preparado para o jogo político.

E A TERCEIRA VIA? – Assisti ao Ciro Gomes, na CNN, anunciar que está conversando com o União Brasil, dizendo que Luciano Bivar é seu amigo. Fiquei surpreso, porque Ciro cansa de falar que não conversa com corrupto. Como mentem, todos os candidatos!

Sobre a terceira via, ninguém se entende. Parece que perdeu o trem das onze e vai caminhando para a etapa de cada um por si e todos relegados aos últimos lugares da tabela, sem choro nem vela.

A vida já é tão dura e Dória, Tebet, Moro e Ciro teimam em complicá-la ainda mais. Os polarizados Lula e Bolsonaro, é claro, agradecem essa desunião do pelotão de trás.