Via O Tempo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não participar do debate a ser promovido pelo pool liderado por SBT/CNN no próximo sábado (24) com os candidatos ao Palácio do Planalto. Lula, porém, decidiu que irá no encontro entre os presidenciáveis a ser realizado no dia 29 de setembro, na TV Globo.

Os demais candidatos convidados para o encontro no SBT já confirmaram que participarão do evento. Entre eles está o presidente Jair Bolsonaro (PL).

DESCULPA ESFARRAPADA – A decisão de não comparecer foi tomada após reunião com coordenadores de campanha que avaliaram que a ida ao debate na emissora de Silvio Santos ia tomar muito tempo e planejamento, prejudicando a campanha de rua.

A avaliação é que um debate sacrifica dois dias de eventos de rua, e o presidente quer fazer eventos em Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais, e em São Paulo entre a a sexta (23) e o sábado (24). Como Lula estará no programa do Ratinho, na quinta-feira (22), a avaliação é de que o público do SBT já estará contemplado.

MAIS EMBROMAÇÃO – Coordenador de comunicação da campanha, o prefeito de Araraquara Edinho Silva afirmou à revista “Forum” que a decisão de escolher o debate da Globo e não o do SBT não tem a ver com a emissora, mas com as datas previstas.

“Não é por não querer ir a essa ou aquela emissora. O presidente vai, por exemplo, no programa do Ratinho. Nosso problema com o debate é que você tem que parar a campanha por dois dias. O Lula quer viajar, quer voltar a Minas Gerais, ir mais uma vez a São Paulo. Por esse motivo, de dificuldade de agenda, nós estamos priorizando viagens. Por esse motivo optamos que ele vá apenas ao último debate, que é o da Globo, que é praticamente no final da campanha. Não há como conciliar o debate no SBT”, afirmou Edinho Silva.