Na última semana de janeiro, acontece o maior evento com o melhor do artesanato e da cultura potiguar. Estamos falando da Feira Internacional de Artesanato – FIART, que vai realizar sua 28ª edição de 20 a 29 de janeiro de 2023, sempre das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal. Toda a programação do evento promete surpreender os visitantes, trazendo diversidade de produtos e uma programação cultural mais que especial. Na próxima quinta-feira, dia 12 de janeiro, acontecerá o lançamento oficial da edição deste ano, com um café da manhã para imprensa e convidados, a partir das 8h, no Espaço Neuma Leão, localizado na Av. Brigadeiro Gomes Ribeiro, 1465 – Morro Branco, em Natal.

O diferencial da FIART está em sua essência de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular, entre outros aspectos. Trata-se de uma importante vitrine da arte e da cultura seja local, estadual, nacional e internacional. Para além dos estandes, a feira é uma grande ferramenta de promoção da brasilidade. É um espaço fértil à propagação da economia criativa.

A FIART é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio da Prefeitura de Natal e da Unimed Natal, através da Lei Municipal Djalma Maranhão, além do apoio do Sebrae/RN e organização da Espacial Eventos. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão, com patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal.

Arte, costumes, tradição, gastronomia, história, conhecimento e as riquezas culturais do nosso Rio Grande do Norte. É diante de um cenário assim, repleto de movimento, cor e som que a 28ª Feira Internacional de Artesanato – FIART acontecerá. E, como pilar fundamental deste grande evento, está o Festival FIART Cultural com apresentações artísticas, mostras, dança, seminário, competição e muito mais.

O Festival Fiart Cultural é dedicado a ser um palco para a cultura popular, um espaço de reconhecimento para os diversos artistas que dedicam sua energia para “estar onde o povo está” e também para salvaguardar nossas tradições. O Festival busca organizar uma programação para ser um palco para a maior diversidade das expressões da cultura popular, desde os brincantes àqueles que fazem a música de barzinho que está no dia-a-dia das pessoas. Assim, o Festival busca cumprir a missão de fruir as artes potiguares nas mais diversas linguagens, literatura, dança, música e as manifestações das tradições populares de todos os tempos, sempre conectado com o hoje. Quem chega ao palco do Festival FIART Cultural se depara com uma grande festa popular. De um lado possibilita o acesso do público a um número significativo de produções artísticas do RN nas mais diversas linguagens e a cultura popular e do outro um palco para a expressão da sua identidade cultural potiguar. A edição 2023 acolherá mais de 1000 (mil) artistas e brincantes e espera um público diário de aproximadamente 3 mil, chegando a 30 mil nos dez dias de evento.

A programação do Festival FIART Cultural integra quatro ações: Ação 1: Mostra de Arte e Cultura: com Mostra de Cordel, Mostra de Bandas, Mostra de João Redondo (Mamulengo), Batalha de Breaking e apresentações de dança e música durante todos os dias da FIART; Ação 2 – Festival Parafolclórico (Competitivo) que está em sua 21ª edição e Mostra de Grupos Folclóricos em parceria com as Prefeituras; Ação 3 – Salão “O melhor do artesanato potiguar” e Ação 4 – Seminário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Ancestralidade e Identidade Cultural.

Quer ficar por dentro de tudo sobre a FIART, basta acessar o Instagram oficial @feirafiart

Fonte: Assessoria