O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, mandou um recado a Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, 11. A mensagem foi compartilhada nas redes sociais um dia depois de o assessor especial da Presidência, Celso Amorim, se encontrar com Zelensky.

“Eu enfatizei que o único plano capaz de deter a agressão russa na Ucrânia é a Fórmula Ucraniana para a Paz”, escreveu no Twitter o presidente ucraniano. “Nós discutimos a possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina. Eu espero continuar a dialogar com o presidente Lula e recebê-lo na Ucrânia”, afirmou.

Críticas de Lula

A viagem de Amorim à Ucrânia ocorreu em meio às críticas do Ocidente pelas declarações recentesde Lula sobre a guerra com a Rússia. O petista havia dito que a responsabilidade pela invasão era de ambos os países. Lula também acusou os Estados Unidos e a Europa de “incentivar a guerra” e defendeu a criação de um grupo de países dispostos a buscar a paz na região.

No encontro com Zelensky, o assessor de Lula chegou a repetir que “será necessário que os dois lados cheguem à conclusão de que o custo da guerra é maior do que o custo de certas concessões”, segundo Amorim.

No entanto, conforme o próprio Zelensky, só existe um único plano para a paz na região, e o país não está disposto a fazer concessões de territórios aos russos. Desse modo, a ideia de Lula de que o Brasil teria uma “fórmula” para a paz foi desfeita pelo presidente ucraniano hoje.

Revista Oeste