Dom Jaime Vieira Rocha, de 76 anos, se despediu oficialmente da função de arcebispo de Natal com uma missa celebrada neste sábado (9) na Catedral de Natal. Ele encaminhou o pedido de renúncia ao Papa Francisco em março de 2022, ao completar 75 anos, e teve o sucessor nomeado em julho deste ano: Dom João Santos Cardoso.

O prefeito Álvaro Dias, acompanhado da primeira dama Amanda Grace, participou da missa neste sábado (9), na Catedral Metropolitana, que marcou os 11 anos de pastoreio de Dom Jaime Vieira Rocha na Arquidiocese de Natal.

A missa em ação de graças reuniu uma multidão de fiéis, clérigos e membros da comunidade Católica. O ambiente solene da igreja proporcionou o cenário perfeito para este momento tão especial.

“Me sinto autorizado a falar aqui em nome das muitas pessoas que Dom Jaime ajudou com as suas ações, seu incansável trabalho na promoção da justiça social. Deixou uma marca indelével em seus fiéis e inspirou muitos a ajudarem os mais necessitados”, disse o prefeito, lembrando do compromisso de Dom Jaime com a dignidade humana e a igualdade. “Que nos motivou a sermos agentes de mudança em nossas comunidades. Obrigado, Dom Jaime, pelas muitas homilias que proferiu, sempre mostrando a todos o caminho do bem, obrigado por fazer do seu arcebispado uma ordem ao principal mandamento de Cristo, amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Obrigado por tudo que fez pela cidade de Natal”, destacou o prefeito em sua homenagem durante a cerimônia.

Ao todo, Dom Jaime Vieira Rocha liderou a Igreja Católica em Natal por 11 anos. Na despedida, neste sábado, que emocionou fiéis na Catedral de Natal, ele disse deixar a função com a “missão cumprida” e com um “sentimento de gratidão”.

“É um sentimento de gratidão. Este é um momento da minha vida: são 27 anos de episcopado, passando pela graça e o enriquecimento de três igrejas, Caicó, Campina Grande e agora Natal”, disse o arcebispo. “Só tenho a agradecer. Me sinto muito tranquilo, sereno, em paz e com o sentimento de missão cumprida”.