O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois novos alertas de chuvas intensas para todo o Rio Grande do Norte. O aviso é de perigo potencial para cidades da Região Metropolitana, Leste e Agreste potiguar, enquanto a legenda de perigo abrange a Região Oeste e Central. Algumas cidades estão sob alerta dos dois avisos, com validade até às 10h da quinta-feira (22).

A legenda amarela aponta perigo potencial, o menor grau de severidade do Inmet. No total, foram listados 167 municípios do RN que estão sob alerta de chuvas 20 a 30mm, podendo chegar a 50mm. Os ventos devem ser intensos, entre 40 a 60km/h. Existe baixo risco de corte energia elétrica, queda de galho de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na legenda laranja, estão 123 cidades sob alerta de perigo, o grau médio de severidade do Instituto. As chuvas devem ficar entre 30 a 60mm, podendo alcançar 100mm. Os ventos serão intensos, variando entre 60 a 100km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O Inmet indica que em casos de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, também é orientado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e também com o Corpo de Bombeiros pelo 193.