Açude Pataxó, em Ipanguaçu – Imagem: reprodução

O Rio Grande do Norte teve um feriadão de Páscoa com chuvas em todo o estado, superando acumulados de 100 milímetros de água em diferentes cidades e regiões. As fortes chuvas também ajudaram na recarga de reservatórios. Pelo menos três transbordaram durante o fim de semana.

As chuvas também causaram transtornos como rompimento de açudes particulares, cheias de rios e desabamento de pelo menos duas pontes, que deixaram pessoas ilhadas. Um homem e um cachorro morreram após serem arrastados por uma correnteza.

Cidades com maiores volumes de chuvas

Os maiores volumes de chuvas registrados pelo Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), da manhã da sexta-feira (29) até o mesmo horário desta segunda-feira (1) ocorreram em Luís Gomes, na região Oeste (178,4 mm); Parnamirim, no Leste potiguar (150 mm); e em São Pedro, no Agreste (125mm).

Em Luís Gomes e Severiano Melo, ambos no Oeste Potiguar, choveu, somente entre o domingo (31) e esta segunda (1) 99,1mm e 80.8mm, respectivamente.

Chuvas acima da média na região Central Potiguar

O acumulado de chuvas que provocou a interdição na BR 304, na altura do município de Lajes, é fruto das chuvas que ocorreram nos municípios vizinhos. “O transtorno registrado na ponte, na altura do município de Lajes é fruto das chuvas que caíram ao longo do mês e nos municípios vizinhos, como Caiçara do Rio dos Ventos, onde choveu de sábado (30/03) até domingo (31/03)- 105,8mm”, disse Gilmar Bristot.

Ao longo de março de 2024, a região Central do estado recebeu um volume de água 71% maior que o esperado para o período. Foram 252,4mm, enquanto a média esperada era de 147,6mm.

Pela climatologia, a média de chuvas no município de Lajes (Central Potiguar), é de 135,9mm. Porém, em março de 2024, a cidade recebeu 306,7mm – 125% acima da média.

Açudes sangraram

Segundo levantamento do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), que acompanha o volume dos maiores reservatórios de água do estado, a barragem Mendubim, localizada em Assú, com capacidade para 77.600.250 m³, atingiu 100% da sua capacidade neste domingo (31).

O açude público de Riacho da Cruz, com capacidade para 9.604.200 m 3, também chegou a 100% da sua capacidade na data. Já o açude Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, começou a sangrar no último sábado (30).

Outros reservatórios monitorados pelo Igarn que continuam com 100% da sua capacidade, são: Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; o açude público de Encanto; e Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz.

Mesmo os reservatórios que não estão completamente cheios estão em situação melhor do que a registrada no mesmo período do ano passado

G1 /RN