Após prejuízos ao setor logístico, o desvio provisório da BR-304 foi liberado parcialmente na tarde desta segunda-feira (20), no sistema pare e siga, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com a interdição de trecho na BR-304 que liga Natal à Mossoró, o setor do transporte rodoviário de cargas e logístico no Rio Grande do Norte amargou prejuízos que vão de 30 a 40% no faturamento das empresas e aumento no desgaste com equipamentos. Além disso, o tempo nas entregas rodoviárias dobrou.

A rodovia federal está interditada há quase dois meses após fortes chuvas que atingiram o Estado no começo de abril. O desvio provisório, que está sendo feito pelo Dnit, foi parcialmente liberado após o órgão federal dar pelo menos quatro datas e adiar todas elas, alegando condições climáticas.

Segundo interlocutores do setor logístico e de cargas do Estado, há vários cenários que culminaram nos prejuízos. O primeiro deles é o gasto de tempo dos caminhões, que precisaram fazer o trajeto Natal/Mossoró utilizando a Estrada do Óleo (RN-408), o que aumenta o trajeto de quatro horas para até oito horas. Além disso, trechos de algumas dessas estradas acessórias não estão em boas condições, gerando custos com manutenção de pneus e peças dos caminhões.