Ufersa vai sediar Pré-Conferência dos Direitos das Pessoas com Deficiência

 

“Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidades dos direitos humanos”. Com esse tema, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido estará sediando no próximo dia 28 de abril, terça-feira após o feriado, a reunião preparatória para IV Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, prevista para acontecer em Mossoró, nos dias 21 e 22 de maio. Na ocasião, serão escolhidos os delegados para Conferência Nacional, que ocorrerá em Brasília, no final do ano.

Nesta sexta-feira, 17, o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, recebeu os membros da comissão organizadora da Conferência Municipal para tratar da reunião preparatória que será realizada na Ufersa. A mediação do encontro foi feita pela professora, Ady Canário, da Coordenação Geral de Ação Afirmativa, Diversidade e Inclusão Social – Caadis.

Na ocasião, a coordenadora da Caadis, Ady Canário, ratificou junto ao reitor a importância da Ufersa participar desse processo como mais um ação colaborativa da Universidade no processo da inclusão das pessoas com alguma necessidade especial. “A reunião é aberta a sociedade em geral e esperamos contar com ampla participação da comunidade acadêmica para que possamos traçar nossas propostas para a Conferência Municipal que será realizada aqui em Mossoró no próximo mês de maio”, afirmou.

Ady Canário adiantou que a reunião preparatória do dia 28, terá como convidada a professora Eliane Araújo, que abordará o tema: Os labirintos percorridos por um aluno ASPERGER: do ensino infantil ao superior, título do livro escrito por Breno Davi Rodrigues Câmara Araújo, filho da professora Eliane.

Participaram da reunião com o professor José de Arimatea de Matos, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficientes, Lúcia Aquino; a diretora do Centro Regional de Educação Especial, professora Teresa Cristina Araújo e, o representante da OAB, Michael Magno de Oliveira, além da coordenadora da Caadis, a professora Ady Canário.

Para a presidente do Conselho, Lúcia Aquino, a Caadis vem desenvolvendo importante papel ao envolver a Ufersa nas questões relacionadas à pessoa com necessidades especiais. “Dentro das ações afirmativas a Caadis exerce uma parceria muito importante ao quebrar as barreiras existentes na Universidade para o acesso, a locomoção, enfim, para a bandeira de luta contra o preconceito e de oportunidades para a pessoa com deficiência”, afirmou Lúcia Aquino.

Fonte: Assessoria