Foram autorizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reajustes nas tarifas cobradas em chamadas de telefones fixos para móveis, nesta quarta-feira (25). O aumento nas cobranças varia de acordo com a operadora.

Para a Vivo, o aumento aprovado foi de 2,28%, a Oi  teve o reajuste de 1,67%, enquanto a Claro foi autorizada a aumentar em 0,88%. A Anatel aprovou também reajustes de 1,35% na tarifa fixo-móvel da Sercomtel e de 0,10% para a Algar Telecom.

Com a aprovação pela agência, as operadoras vão precisar publicizar de maneira ampla a mudança com antecedência mínima de dois dias para a aplicação dos reajustes. O último reajuste aplicado ao serviço das concessionárias de telefonia fixa para chamadas aos dispositivos de telefonia móvel ocorreu em 29 de setembro de 2015, segundo a Anatel.

Além disso, os valores das chamadas de telefones fixos para o serviço de trunking (comunicação por rádio) também foram reajustados. A Vivo mantém a tarifa de aumento em 2,28%, assim como a Sercomtel em 1,35% e a Algar Telecom em 0,10%. Já a Oi vai aumentar a cobrança do serviço em 1,03%. Por outro lado, a Claro não teve o reajuste estabelecido pela Anatel, no ato publicado nesta quarta no Diário Oficial da União.