O início do verão que começa no dia 21 de Dezembro em todo o Rio Grande do Norte pode apresentar chuvas dentro da normalidade histórica. A informação é da EMPARN(Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), que também prevê idêntico prognóstico para os primeiros dois meses do próximo ano. A média histórica para o trimestre é em torno de 202 milímetros (mm) no Estado.Para 2011 a Emparn admite que será um bom ano.

Entretanto, segundo o meteorologista Gilmar Bristot, a distribuição dos índices pode apresentar variabilidade espacial e temporal no período. Ainda segundo Bristot, a possibilidade de ocorrência de chuvas intensas,principalmentes nos Vales do Assu e Apodi ,pode ocorrer até enchentes; intercaladas por períodos de estiagem, principalmente no Sertão. A média histórica das precipitações para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro no Semiárido pernambucano é em torno de 230 mm. No Agreste, Zona da Mata e Litoral, registram-se volumes respectivamente de 120 mm, 195 e 263 mm.

Ele faz o alerta para que as autoridades faça  os devidos reparos nas barragens, evitando problemas maiores. As precipações devem começar agora em Dezembro. Ele relatou que ocorrerão chuvas torrenciais superiores a 100 milimetros.