Os ocidentais já começou na Líbia. Segundo o presidente Sarkozy aviões militares franceses impedem ataques aéreo de Kadhafi a Benghazi, reduto da oposição no leste do país. Sarkozy afirmou ainda que os caças franceses Rafale estão ‘preparados’ para intervir contra tanques de guerra.

‘Em acordo com nossos parceiros, nossas forças aéreas farão oposição a qualquer agressão dos aviões do coronel Kadafi contra a população de Benghazi. Desde já nossos aviões impedem ataques aéreos contra essa cidade’, afirmou Sarkozy ao fim de uma reunião de cúpula internacional extraordinária realizada em Paris.

‘Outros aviões franceses já estão preparados para intervir contra tanques que ameaçarem civis desarmados’, advertiu Sarkozy, anfitrião da cúpula realizada no Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa, que reuniu ONU, Estados Unidos, Canadá e os principais países da União Europeia (UE) e da Liga Árabe. Sarkozy afirmou que o líder líbio ‘ainda pode evitar o pior’, caso respeite ‘rapidamente e sem reservas’ a resolução da ONU.

O governo francês confirmou o ataque a mais ‘alguns’ tanques e veículos armados, sem precisar o número. De acordo com a rede de TV Al-Jazira, no entanto, seriam quatro os veículos abatidos. Ainda de acordo com o Teisseire, o porta-aviões Charles de Gaulle irá para a Líbia no domingo. O comando central da operação ainda está sendo montado.