A Petrobras comunicou às distribuidoras de gás natural que o produto ficará mais barato a partir de 1º de maio. A redução de valores beneficiará principalmente a indústria e também deverá contemplar consumidores de gás natural canalizado nas residências.

O Gás Natural Veicular (GNV), usado principalmente por taxistas, também poderá ficar mais em conta, mas não é o foco da empresa. A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Foster, afirmou, em entrevista concedida ao iG na última sexta-feira, que para o mercado automotivo já existem as opções da gasolina e do etanol. Portanto, a estatal não tem prioridade para ampliar o consumo neste segmento.

Os preços vão recuar em média 9,7%, considerando o abastecimento de quase todo o País, por distribuidoras que compram o insumo brasileiro, produzido pelos campos nacionais. Na região Sul e na área da Gás Brasiliano, responsável pelo abastecimento da região noroeste do estado de São Paulo, os preços não vão baixar, porque as distribuidoras compram o produto importado da Bolívia – com contratos diferentes, mais vulneráveis a cotações internacionais.

Por trás da redução de preços do gás natural nacional está a estratégia da Petrobras de estimular o consumo do produto no País. Graça Foster, antecipou que a estatal planeja aumentar o consumo, já que a oferta do produto tende a crescer consideravelmente nos próximos meses e anos, conforme o início de produção das áreas do pré-sal da Bacia de Santos. Com a queda nos preços, a estatal pretende garantir e aumentar o consumo da indústria.