O pedido de demissão de Antonio Palocci da Casa Civil foi assunto em jornais dos Estados Unidos, Reino Unido, Espanha e França. A CNN publicou “Brazilian Cabinet chief resigns amid ethics scandal”, em tradução livre, Ministro da Casa Civil pede demissão em meio a escândalos éticos. A reportagem comenta sobre as questões levantadas sobre um jornal (Folha de São Paulo) sobre o rápido enriquecimento de Palocci. Segundo a matéria, a demissão do ministro seria um “ataque” contra a presidente.

A britânica BBC também traz uma manchete parecida: “Brazil’s chief minister Antonio Palocci resigns”. A matéria comenta a demissão de Palocci, seu aumento de patrimônio e a entrada de Gleisi Hoffmann para a pasta.

Já o Le Monde, com o título “Brésil: Dilma Rousseff affaiblie par la démission de son bras droit”, Brasil: Dilma Rousseff enfraquecida pela demissão de seu braço-direito (em tradução livre), ressalta o enfraquecimento da presidente com a saída do ministro.

Mesma linha seguida pelo espanhol El País: “El hombre fuerte de Rousseff dimite por un escándalo de corrupción”. A reportagem ainda ressaltou que Palocci era considerado a garantia do projeto econômico de Lula.