Do UOL Ciência e Saúde

O arroz e feijão ainda compõe a base principal alimentação do brasileiro, mas refrigerantes e bolachas recheadas ganham espaço e marcam a dieta nacional como sendo de alto teor energético, mas com poucos nutrientes.

É o que mostra o estudo “Análise de Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (28).

Os brasileiros mais velhos comem mais salada do que os mais jovens, de acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, divulgada nesta quinta-feira pelo instituto.

Já consumo de biscoitos recheados, um dos vilões de uma dieta saudável, foi bem maior entre adolescentes do que entre adultos e idosos.

Os indivíduos que se encontram entre os 25% mais pobres comem mais arroz e feijão –alimentos que podem compor uma dieta saudável– do que os mais ricos. No entanto, os de maior renda também relataram maior consumo de frutas e verduras.

O feijão figura como principal alimento do brasileiro, com 182,9 g por dia; a seguir vêm o arroz (160,3g/dia) e a carne bovina (63,2 g/ dia). Sucos (145,0 g/ dia), refrigerantes (94,7 g/ dia) e café (215,1 g/ dia) também estão no topo da lista.