A venda global de smartphones atingirá ainda este ano a marca de 420 milhões dispositivos vendidos. A popularização desse tipo de dispositivo fará com que eles alcancem 28% do mercado de telefonia móvel até o fim de 2011. A previsão é da empresa de consultoria americana IMS Research, que divulgou esta semana estudo sobre o mercado de telefones inteligentes.

Essa tendência de crescimento, causada sobretudo pela grande variedade de modelos acessíveis, fará com que a venda de smartphones supere a marca de 1 bilhão de dispositivos vendidos até o fim de 2016. Segundo a previsão da consultoria, a cada dois telefones comprados, um será smartphone.

Além de apresentar números, o estudo da empresa de pesquisa também abordou as mudanças do mercado de smartphones neste ano comparado a 2010. É abordado, por exemplo, a queda de participação do mercado da Nokia, que é maior fabricante de celular do mundo: no 1º quadrimestre de 2010, a empresa detinha 40% no ano passado, e no início deste ano reduziu para 24%.