O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva viaja hoje para Washington, nos Estados Unidos, para se reunir com sindicalistas americanos e fazer uma palestra, segundo o portal R7. Lula passará toda a semana que vem no exterior. Além dos Estados Unidos, ele também vai visitar França, Polônia e Reino Unido. Em Washington, ele terá um encontro com o presidente da Federação Americana de Trabalho e Congresso das Organizações Industriais, Richard Trumka.

No sábado, o ex-presidente faz uma palestra na Biblioteca do Congresso Americano com o tema “Os avanços e desafios da América Latina”. O evento, promovido pelo banco Itaú BBA, ocorre durante o encontro do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do Banco Mundial. No domingo, Lula embarca para Paris, na França, onde receberá, na terça-feira, dia 27, o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris, conhecido como Sciences Po.

O petista será a primeira personalidade latino-americana a receber a homenagem, entregue desde 1871. Desde então, apenas outras 15 pessoas já foram reconhecidas pela instituição. Um dia depois, na segunda (26), ele se reúne com o presidente francês, Nicolas Sarkozy. A agenda no país termina na quarta (28), com uma reunião com representantes do Partido Socialista. No mesmo dia, Lula segue viagem para Gdansk, na Polônia, onde será agraciado com o prêmio Lech Walesa, criado em 2008 para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional.

Em Londres, ainda na quinta, ele faz uma palestra no Museu de História Natural. O tema será “Crescimento econômico e desenvolvimento social: a experiência do Brasil”. Na sexta-feira (30), o ex-presidente falará em uma conferência promovida pela revista The Economist dentro do evento The High-Growth Markets Summit (Encontro Sobre Mercados de Alto Crescimento, em tradução livre). Lula foi convidado pela revista para falar sobre a experiência do seu governo na cooperação e aumento do comércio Sul-Sul. O ex-presidente volta para São Bernardo do Campo, onde mora, ainda na sexta da semana que vem.