O ex-presidente da República Luís Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com um tumor localizado na laringe, segundo comunicado publicado às 11h deste sábado (29/10), no site do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, como informa o Correio Braziliense. Lula, que permanece no hospital, deve voltar para casa ainda neste sábado.

A nota informa que Lula realizou exames nesta manhã. A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto. Segundo o hospital, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado na segunda-feira (31).

Lula passou por uma pequena cirurgia ainda na parte da manhã para a realização de uma biópcia, onde um pequeno pedaço do tumor é retirado para análise. O resultado deve sair em cinco dias. Segundo médicos, o tumor, que está em estágio inicial, é consequência, geralmente, do hábito de fumar.

Aniversário
Nesta quinta-feira (27/10), o petista completou 66 anos. O primeiro aniversário após deixar a Presidência da República teve a presença de amigos, empresários e autoridades, que se reuniram no Instituto Lula, na capital paulista.

Confira a íntegra da nota:
O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.