Boa noticia para os usuários de internet banda larga no Brasil. A Anatel avisou nesta sexta (28) em comunicado que as empresas deverão respeitar 60% do contratado em relação à velocidade. A prática atual do mercado é garantir apenas 10%.

Chega a ser irônico que as empresas só precisem oferecer uma parcela mínima do que fazem questão de alardear em suas campanhas de publicidade. Por isso, as novas regras irão punir as operadoras que não mantiverem uma conexão com velocidade acima da média.

Os regulamentos foram baseados em um estudo conduzido pelo Comitê Gestor da Internet e pelo Inmetro, além da participação da Anatel. As regras tratam tanto dos acessos fixos quanto móveis.

Um dos regulamentos trata da chamada “taxa de transmissão instantânea”, ou seja, a conexão em um determinado momento. Esta não pode ser menor do que 20%. Já o outro critério avalia a taxa de transmissão “média”, ou seja, as velocidades medidas ao longo de um mês, esta sim, não pode ser inferior a 60%.

As teles ainda terão de oferecer gratuitamente uma software de medição para que os usuários possam acompanhar a qualidade da conexão. Vamos torcer que as empresa respeitem esses novos parâmetros, que ainda que não seja o ideal, já é um grande passo para melhorar a qualidade da internet no País.

Fonte: do MundoBit