Carros populares vendidos no Brasil e na América Latina estão 20 anos atrasados, em termos de segurança, em relação aos comercializados na Europa e nos Estados Unidos, segundo testes feitos pelo Latin NCAP. A notícia repercutiu em diversos sites noticiosos estrangeiros, como “The Washington Post” e “Financial Times“.

Modelos básicos das cinco principais montadoras instaladas no País – Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Ford e Peugeot – foram avaliados com uma estrela, em uma escala que vai até cinco, na avaliação da segurança de um passageiro adulto. O chinês Geely tirou zero.

“Uma estrela – isso equivale a um motorista morto”, disse ao “Financial Times” o secretário-geral do Global NCAP, David Ward.

As versões dos mesmos veículos equipadas com airbag obtiveram entre duas e quatro estrelas. Os organizadores do teste aconselham “todos os compradores de carros novos a escolher apenas os equipados com airbag”.

Nos testes, os veículos são dirigidos a 64 quilômetros por hora contra um obstáculo deformável. Dentro do carro, manequins fazem os papéis de motorista, passageiro adulto e, no banco de trás, duas crianças.

Em relação a passageiro infantil, vários veículos, não apenas os básicos, ganharam uma estrela. É o caso, por exemplo, do Toyota Corolla Xei com airbag. Veja a lista completa de carros testados.