O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará a noite desta segunda-feira (12), no Hospital Sírio-Libanês e, dependendo do resultado da série de exames a que está sendo submetido, realiza na terça-feira (3) a terceira sessão de quimioterapia para tratamento do câncer na laringe. A informação é do cardiologista e médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho, como informa o Estadão.

Segundo Kalil, a equipe médica está otimista quanto à regressão do tamanho do tumor, diagnosticado em outubro. A equipe é formada por Kalil, pelos oncologistas Paulo Hoff e Artur Katz e pelo especialista em cirurgia de cabeça e pescoço Luiz Paulo Kowalski. Lula chegou ao hospital por volta das 7h30.

O ex-presidente iniciou nesta manhã uma série de procedimentos, como uma laringoscopia e uma tomografia, para verificar se o tumor regrediu. Será realizado ainda um PET Scan, procedimento que serve para detecção precoce de tumores ou novos focos. A bateria de exames irá se estender até as 16 horas e às 18 horas os médicos concedem entrevista coletiva para comentar os resultados.

DIAGNÓSTICO

Diagnosticado com um tumor de laringe de agressividade média, no dia 29 de outubro, Lula tem permanecido em casa após as duas sessões de quimioterapia, a primeira iniciada dois dias depois da descoberta da doença, em 31 de outubro, e a segunda, no dia 21 de novembro.

O diagnóstico foi feito em exame realizado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Lula reclamava de rouquidão há algumas semanas. Na mesma semana, ele havia comemorado 66 anos. No dia 30 de novembro, a equipe médica que cuida do ex-presidente festejou o fato de sua voz ter melhorado desde que ele começou a quimioterapia, há quase um mês.

Nesse domingo, 11, o ex-presidente disse estar confiante em relação à eficácia do tratamento.