O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou por volta das 14h desta segunda-feira (9) o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após fazer a quarta sessão de radioterapia. Ele trata um câncer na laringe, diagnosticado em outubro.

Em até sete semanas, ele deverá receber entre 30 e 35 sessões, que acontecerão de segunda à sexta-feira. Ele não deve ficar internado durante o período.

Nas três horas em que ficou no hospital, Lula recebeu a visita do presidente da CUT, Artur Henrique, e do senador Eduardo Suplicy (PT-SP).A radioterapia pode ser a fase final de seu tratamento contra a doença. A cirurgia está descartada pelos médicos.

Na última quarta-feira (5), Lula ficou no hospital por seis horas porque recebeu uma dose de quimioterápicos. O procedimento vai se repetir na próxima quarta (12).

O medicamento tem a função de potencializar o efeito da radioterapia.Em dezembro, o ex-presidente encerrou o ciclo da quimioterapia principal.

Desde o início do tratamento em outubro, o tumor na laringe, que tinha três centímetros de diâmetro, teve uma redução de 75%, de acordo com os médicos.Com vista nas eleições municipais deste ano, Lula pretende retornar às atividades políticas em março.

Fonte: Folha Online