A mensagem chega com uma conversa mansa: “você tem uma encomenda nos Correios. Para que possamos concluir a entrega você necessita atualizar seus dados”. Simples assim. Na verdade, trata-se de uma isca para que o usuário baixe no computador um falso formulário que irá instalar um spyware – código espião – criado para monitorar o que está sendo digitado no teclado e, assim, capturar dados pessoais e de contas de banco e de cartões de crédito.

Para Eduardo Freire, diretor da Nodes Tecnologia, responsável pela comercialização dos produtos Avira no Brasil, este tipo de spam é muito usado e os cyber criminosos contam com a inocência das pessoas não acostumadas com o uso do computador e da Internet para lograr êxito em seus ataques. “Em todo o mundo é assim: estes criminosos são muitos criativos e passam o seu tempo criando novos tipos de abordagens e táticas para roubar as informações pessoais dos usuários. O importante é o usuário saber que as empresas em geral não enviam formulários para atualização de dados para que você possa receber um produto. Os Correios, por exemplo, envia uma comunicação ao endereço do destinatário – que deve ser protocolado – para que uma encomenda seja retirada na agência mais perto do endereço do destinatário. Assim, o usuário não deve nunca abrir qualquer link ou arquivo enviado por este tipo de email”.

Para se ter uma ideia do poder de fogo deste tipo de código malicioso, nos últimos 10 anos a ação das pragas virtuais provocou prejuízos de várias dezenas de bilhões de dólares, segundo o Centro de Reclamações de Crime pela Internet, respaldado pelo FBI. Somente worm MyDoom (vírus que se auto replica entre as redes a partir de um PC infectado), por exemplo, que começou a atacar em 2004, causou danos estimados em US$38 bilhões no mundo inteiro.

O diretor da Nodes Tecnologia dá uma dica a mais para que os usuários fiquem livres dos cyber criminosos: manter seu sistema operacional e todos os programas de computador sempre atualizados. “Os criminosos são beneficiados pelas brechas de segurança em qualquer software instalado. Se o usuário não faz esta manutenção, o risco é realmente alto. Os prejuízos também”, ressalta.

Fonte: blog do Geraldo José