Sérgio Neves/AE

O movimento dos consumidores nas lojas de todo o País recuou 1,6% em janeiro, isso já descontada a influência sazonal,  janeiro é normalmente um mês fraco para o comércio. A constatação é de relatório divulgado hoje pela empresa de análise de crédito Serasa Experian.

A notícia esfria um pouco o otimismo dos empreendedores com a informação, divulgada ontem pela Fecomércio-SP, de que as famílias paulistanas começaram o ano-novo menos endividadas e teoricamente mais dispostas a consumir.

Dessa forma, os pequenos e médios empresários devem ficar atentos aos estoques. Mais: devem estar preparados para a retração das vendas neste início do ano e, dessa forma, a um lucro inferior nos primeiros meses de 2012. Para ajudar o empreendedor, o Estadão PME publica abaixo uma relação dos setores do comércio onde esta retração foi maior.

Segundo so economistas ouvidos pela Serasa Experian, a entrada em vigor do IPI mais alto para o setor de veículos afugentou os consumidores das lojas em janeiro. Além disso, informa o relatório, as fortes chuvas do verão também atrapalhou o fluxo de consumidores no comércio de tecido, vestuário, calçados e acessórios.