Caricatura feita na versão branca do smartphone Galaxy Note, da Samsung, durante o "World Mobile Congress 2012" em Barcelona, Espanha

Durante o Mobile Word Congress – que acontece nesta semana na Espanha – Bill Ford Jr., o presidente mundial da montadora Ford, afirmou que, até 2025, os carros serão controlados com a ajuda de telefones celulares. De acordo com o executivo, o mercado caminha para uma melhor integração com os dispositivos móveis, o que deve mudar a forma com a qual os motoristas interagem com seus veículos.

Ford afirma, por exemplo, que será possível utilizar os aparelhos para manobrar os carros em vagas de estacionamento – além de auxiliar no processo de localização dessas vagas. Continuando com o exercício de futurologia, ele afirmou que os carros também trarão um sistema de piloto automático para engarrafamentos, que tomará conta do automóvel para diminuir o stress do motorista.

Para a companhia, a integração entre a tecnologia móvel e seus produtos é um desafio que, para ser superado, deve haver a colaboração das companhias de telecomunicações, já que elas detêm a infraestrutura necessária para garantir o sucesso desses projetos.

O Mobile Word Congress acontece entre os dias 27 fevereiro e 1º de março. O evento é conhecido por trazer novidades para o setor de tecnologia móvel, incluindo o lançamento de novos aparelhos, como os anunciados hoje por empresas como HTC, Nokia, LG, Samsung e Sony.(Veja)