Mais uma greve !! Por maioria de votos funcionários da rede municipal de ensino, que integram o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM), decretaram greve ontem, 4, durante uma assembleia realizada no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI). O movimento paredista será iniciado na próxima segunda-feira, 9 de abril.

“Segunda-feira nosso café nas escolas é comunicar que estamos em greve”, afirmou a presidente do Sindiserpum, Marilda Sousa.

Por enquanto, apenas os profissionais da Educação paralisaram as atividades, mas a greve pode vir a ser geral. Na próxima quinta-feira, 12, será realizada uma assembleia com as demais categorias que integram o sindicato para definir se elas também irão aderir ao movimento. Tratam-se de servidores da saúde, limpeza, obras, fiscalização ambiental e tributação.

Os encaminhamentos foram aprovados após uma audiência realizada com a equipe econômica do município e a gerente de Executiva de Educação, Iêda Chaves, cujo resultado não ofereceu o avanço esperado pelos servidores que desde o mês de fevereiro estão em negociação. “Na verdade não avançou”, afirma Marilda Sousa.

A presidente do Sindiserpum afirma ainda que o município descumpriu o acordo firmado com os servidores no ano passado, quando disse que daria o reajuste em abril. Agora, a proposta é de que o reajuste seja pago no mês de maio.

Durante a assembleia foi colocada não apenas a questão do piso, mas outros assuntos, como as condições de trabalho dos educadores. De acordo com Marilda Sousa, as Unidades de Ensino Infantil (UEIs) funcionam em casas normais, não adaptadas e as salas de aula são superlotadas.

Com relação aos prejuízos para a população com a deflagração de uma greve há pouco tempo após o início do ano letivo, a presidente do sindicato afirma: “Quem tem que pensar nisso é a Prefeitura, porque quando ela descumpre uma Lei Federal ela obriga o professor, que está lá na ponta, a fazer greve”.