Sem a presença de diretores da Petrobrás, embora todos estivessem convidados, a Transpetro recebeu nesta segunda-feira o navio-tanque Sérgio Buarque de Holanda. Cotado para deixar o cargo, o presidente da subsidiária, Sérgio Machado, buscou minimizar a ausência da presidente Graça Foster e da diretoria. Alegou que todos recusaram o convite porque têm agenda cheia.

Na cerimônia, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse que a Petrobrás investirá U$ 250 bilhões em cinco anos em embarcações e equipamentos navais. Afirmou também que “a qualquer momento” o governo aumentará de 20% para 25% o teor do álcool anidro misturado à gasolina. A proposta de aumento foi apresentada a ele no mês passado pela Petrobrás. Será um modo, sustenta a empresa, de baixar a importação de gasolina, que de janeiro a abril deste ano, atingiu a média de 80 mil barris diários.

“Era 25%. Reduzimos para 20% em razão da contingência do ano passado. Estamos mantendo os 20%, mas a qualquer momento podemos voltar a 25%. (…) Se a produção de etanol continuar nas condições de hoje, vamos mantê-la em 20%. Se a produção melhorar, elevaremos para 25%, que é o nosso propósito”, disse ele.